Esteganografiaesteganografia.jpg

Estegano, do grego “steganós”, significa “oculto” ou “misterioso”. Esteganografia é a escrita em cifra (código), com caracteres convencionais (letras e/ou números) ou especiais (símbolos), de textos ocultos tais quais o de Manutius sobre Colonna. Hoje ela passou a incluir a ocultação de mensagens em arquivos eletrônicos de som, imagem ou texto.
Arquivos digitais, de maneira geral, possuem áreas não utilizadas, ocupáveis por informação adicional. A mensagem esteganografada só pode ser lida por quem saiba onde ela está e conheça o código para decifrá-la. Um texto pode ser oculto, por exemplo, em uma figura.

Uma importante aplicação moderna da esteganografia digital é como “marca d’água”, mensagem oculta de direitos autorais, usada juntamente com uma “impressão digital” do produto, número de série ou conjunto de caracteres que autentica uma cópia legítima. A falta da “impressão digital” aponta violação de direito autoral e a ausência da “marca d’água” comprova o fato.

No extenso mundo digital, já existem programas (“softwares”) comerciais para que leigos possam esteganografar textos. O usuário disponibiliza uma imagem com um texto codificado num “site”. Em seguida avisa os destinatários para que visitem o “site”. Através do mesmo aplicativo, os destinatários decodificam o texto escondido na figura. O software não deixa marcas das operações realizadas, desabilitando temporariamente o histórico do navegador e apagando os dados do cache quando o programa é fechado. Duas ferramentas capazes de trabalhar em associação com a criptografia são Ray Arachelian’s White Noise Storm5 e o S-Tools6. Colin Maroney desenvolveu o Hide and Seek7. Esta ferramenta é capaz de mascarar uma lista de arquivos em uma imagem, mas não faz uso de criptografia. Niels Provos desenvolveu o Outguess8 capaz de esconder mensagens com alto grau de robustez em vários formatos de arquivos de imagens.
A esteganografia digital desperta tamanho interesse que já é objeto de “workshops” internacionais sobre “ocultação de informação”.

Fontes: http://www.ic.unicamp.br/~rocha/pub/papers/segurancaInternetEsteganografia.pdf> http://www.ic.unicamp.br/~rocha/pub/papers/segurancaInternetEsteganografia.pdf

http://www.guravehaato.info/geek-life/como-impedir-que-as-pessoas-acessem-suas-fotos-e-outros-arquivos-pessoais-usando-o-truecrypt/