Segurança para Crianças e Adolescentes





Com o acesso em massa à Internet o problema em relação à segurança da mídia se agrava.
Todos os dias milhares de crianças e adolescentes surfam pela World Wide Web e tem a liberdade de escolhre o que ler, ver ou ouvir.
As crianças podem desfrutar da internet como uma rica ferramenta educacional e de lazer sadio, mas por serem crédulas e curiosas, se tornam presas fáceis de criminosos.
Porem os adolescentes, mais que as crianças menores, constituem um grupo de risco articularmente importante visto estarem expostos a discussões "online", onde buscam relacionamentos e atividade sexual, além de terem uma supervisão muito mais difícil.
As crianças e adolescentes irão usar e muito as suas habilidades no computador em todas atividades do futuro o que faz com que seja muito mais interessante e eficaz instrui-las quanto aos benefícios e perigos que o "cyberspace" oferece, do mesmo modo que se ensinam medidas de segurança para aquela que vai à escola ou simplesmente brincar na rua.
Os principais riscos a que as crianças estão expostas ao surfar pela Internet são:
• Exposição a material inapropriado;
• Agressões físicas;
• Legais e financeiros;
• Oportunidade de experimentar jogos extremamente violentos;
• Exposição a uma comunidade praticamente infinita.
O cyberspace está tão presente na vida das crianças hoje em dia que podemos citar a nível de curiosidade uma serie de desenhos chamada cyberchase que trata do assunto de forma didática e divertida, trazendo códigos binários, matemática e invasões de hackers em aventuras bem interessantes..